top of page
Foto do escritorMOHAP por Renata Robazza

O Dragão da Matriz

Atualizado: 28 de mai.


Você já imaginou visitar uma cidade que tem um dragão de verdade? Não, não se trata de um filme de fantasia, mas de uma cidade que existe de verdade no interior de São Paulo.


Estamos falando de São Simão, um município que abriga o incrível Dragão da Pedra, uma das mais curiosas atrações turísticas do estado. Neste post, vamos te contar tudo sobre essa cidade encantadora e como você pode conhecê-la. Confira!



O que é o Dragão da Pedra?


O Dragão da Pedra é uma escultura feita em uma rocha natural que tem o formato de um dragão. A obra foi realizada em 1972 por três artistas locais: Antônio Furtado, Geraldo Ravanelli e Zé das Pedras. Eles esculpiram os detalhes do corpo, da cabeça e da cauda do dragão, que mede cerca de 15 metros de comprimento e 2 metros de altura. A escultura foi inaugurada no dia 23 de março de 1972, com direito a lâmpadas e dentes na sua terrível boca.


O Dragão da Pedra fica na Praça da Igreja Matriz da cidade, um espaço que reúne história, cultura e fé. O local é frequentado por moradores e visitantes, que aproveitam para tirar fotos em cima ou ao lado do dragão. A escultura se tornou um símbolo da cidade e um motivo de orgulho para os simonenses.



Assista ao video ao lado:


E no ano de 2024, nossa querida São Simão completa 200 anos de muita história! E, a partir de hoje, todo domingo traremos muitos motivos para celebrar! E o primeiro vídeo é sobre um xodó da cidade toda e que, em breve, teremos muitas surpresas sobre ele! Não perdem por esperar

Nosso Dragão de pedra na Igreja Matriz já era uma pedra com um formato bem interessante, mas em 1972, 3 artistas resolveram dar um 'tapa' no visual e deixar tudo ainda mais fantástico: ali nosso dragão foi esculpido ganhando rabo e cabeça, com boca, dentes e olhos luminosos!!

◃───────────▹

Vem pra São Simão!!

São Simão 200 anos!

Município de Interesse Turístico desde 2017.




O que mais fazer em São Simão?


Além de conhecer o Dragão da Pedra, São Simão tem outras atrações que valem a pena visitar.


  • A cidade tem uma rica história e cultura, que podem ser apreciadas no Museu Histórico e Pedagógico, que conta com um acervo de objetos, documentos e fotos que retratam a memória do município.

  • A Igreja Matriz de São Simão, construída em 11891, é outro ponto de interesse, com sua arquitetura neogótica e seus vitrais coloridos.

  • Para quem gosta de natureza e aventura, São Simão também tem opções. A cidade é cercada por belas paisagens, como o Morro do Cruzeiro, o Mirante do Durin e a Cachoeira São João da Mata. Todos esses lugares são ideais para praticar trilhas e ciclismo.

  • A cidade também tem uma forte tradição rural, com fazendas históricas, alambiques e sítios que produzem frutas, queijos e doces.



São Simão também é conhecida pela sua hospitalidade, pela sua gastronomia e pelo seu clima agradável. A cidade tem uma boa infraestrutura de hospedagem, com hotel e pousada


A culinária local é baseada na comida caipira, com destaque para o frango caipira, o leitão à pururuca, o torresmo e a cachaça artesanal. O clima é típico do interior paulista, com temperaturas amenas e sol durante quase todo o ano.




Como chegar em São Simão?


São Simão está localizada a cerca de 270 km de São Paulo, sendo acessível pela rodovia SP-330 (Anhanguera). O trajeto dura cerca de 3 horas de carro. Outra opção é ir de ônibus, pela empresa Danubio Azul, que sai da rodoviária do Tietê. A viagem dura cerca de 4 horas e custa em média R$ 140,00.


Se você quer conhecer uma cidade diferente e encantadora, venha para São Simão, a cidade do dragão. Você vai se surpreender com as belezas e as histórias desse lugar.




Gostou do nosso post? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe o seu comentário abaixo. Queremos saber a sua opinião sobre São Simão e o Dragão da Pedra. Até a próxima!





27 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page